Página Inicial > Notícias > Campus Avançado promove 19ª edição da SNCT

Campus Avançado promove 19ª edição da SNCT

O evento acontece nos dias 10 e 11 de novembro, com palestras, apresentação de trabalhos, premiação e momento cultural.
  • publicado 08/11/2022 17h41
  • última modificação 11/01/2023 11h42

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Avançado Carolina promove nos dias 10 e 11 de novembro a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades relacionados à ciência e tecnologia. Mostrando a sua importância para toda a sociedade e para o desenvolvimento do país.

Nesta edição será discutido o tema central “Mudanças climáticas: desenvolvimento de conhecimento, nesses 200 anos de independência”. Um assunto de importância ímpar para a sociedade e a manutenção da vida no planeta Terra. Além disso, em outros espaços paralelos acontece a apresentação de trabalhos e a oferta de oficinas temáticas.

Já o SEMIC, parte da programação da SNCT no campus, é um evento promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) do IFMA, com o fim de proporcionar um espaço de diálogo e interação entre pesquisadores. Além de possibilitar a divulgação dos trabalhos científicos desenvolvidos no IFMA por servidores e estudantes, tanto no nível médio (cursos técnicos), quanto no ensino superior, em todas as áreas do conhecimento.

O SEMIC é realizado, tanto para o público interno, como para a comunidade externa, de forma a criar um ambiente de democratização do conhecimento, bem como, estimular novos pesquisadores (docentes e discentes), promovendo o desenvolvimento científico e a melhoraria da qualidade de vida da sociedade.

No Campus Avançado Carolina serão apresentaremos os resultados das pesquisas de Iniciação Científica, desenvolvidas por professores e alunos dos cursos técnicos de nível médio, oriundos dos Programas PIBIC e Pesquisa Voluntária, aprovados com financiamento da PRPGI, da FAPEMA e do CNPq e desenvolvidos pelos bolsistas e voluntários, na vigência 2021-2022.

Programação do evento:

10/11 (quinta-feira)

19h às 19h20 – Mesa de abertura: Dr. Fernando Lima (DRG), Dra. Claudia Moreira (Chefe de pesquisa do Campus), Dr. Rogério Telles (Pró-Reitor de Pesquisa).

19h20 às 20h20 – Palestra: “Mudanças climáticas: desenvolvimento de conhecimento, nesses 200 anos de independência”

Palestrante – PhD Márcia Thais – Embrapa Arroz e Feijão.

20h20 às 21h20 – SEMIC – Apresentação dos trabalhos, resultados dos projetos de pesquisa realizados pelo IFMA – Campus Avançado Carolina, com vigência 2021/2022.

21h20 às 21h30 – Divulgação e premiação dos bolsistas escolhidos para apresentarem no UNIVERSO IFMA a ser apresentada pela Comissão de Avaliação do SEMIC 2022.

21h30 às 22h – Apresentação cultural

11/11 (sexta-feira)

Oficinas sobre sustentabilidade nas escolas Centro de Ensino Luzia Aires Maranhão (CELAM) e Centro Educa Mais Sertão Maranhense, no período vespertino.