Página Inicial > Notícias > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem início no Campus Carolina

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem início no Campus Carolina

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019 vai até o dia 22 de novembro no campus.
  • publicado 20/11/2019 18h34
  • última modificação 20/11/2019 18h36

O Campus Avançado Carolina deu início na última segunda-feira (18) às atividades alusivas a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Nesta edição, o campus conta com a parceria das escolas da rede estadual dos municípios de Carolina e Filadélfia (TO), e apoio financeiro do CNPq, através de projeto aprovado em edital nacional para fomento das atividades da SNCT 2019.

Na abertura oficial, em saudação a todos os parceiros, comunidade acadêmica e estudantes visitantes, o diretor geral do campus, professor Reinouds Lima, ressaltou o caráter de divulgação da ciência e tecnologia que o evento possui, e em especial, a oportunidade de expor as pesquisas desenvolvidas pelos servidores do IFMA e as possibilidades de intervenção para a melhoria dos indicadores sociais e educacionais do território de atuação da instituição. Nesta edição, a SNCT tem como tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.

O tema foi discutido em seguida à solenidade de abertura, na mesa redonda coordenada pela professora Ângela Carvalho (IFMA), com os convidados, professor Sammuel Vasconcelos e professor Josivaldo Silva, da FAVALE e UNITINS, respectivamente. Aspectos ligados ao desenvolvimento regional sustentável, preservação ambiental e o valor das comunidades tradicionais foram destacados pelos expositores.

No primeiro dia, o evento foi prestigiado também por representantes indígenas da etnia KRAHO, da Aldeia Cachoeira – Terra Indígena Kraholândia, do Tocantins. Os nativos participam da programação, expondo seu artesanato e compondo a programação científica e cultural em parceria com o NEABI local, coordenado pelo professor Leonardo Coelho.

A SNCT 2019 em Carolina oferece mini-cursos, palestras e tem em seu encerramento a já tradicional Feira Solidária Sustentável, promovida pelo Clube de Mães de Carolina em parceria com o IFMA, além de atrações culturais.

Assunto(s): campus Carolina , IFMA , SNCT